domingo, 14 de maio de 2017

Rhipsalis oblonga


Rhipsalis oblonga - Planta em cultivo
Imagem: Eduardo Gardini - Abril/2017

Rhipsalis oblonga apresenta artículos (cladódios) com tamanho médio de 8-15 cm de comprimento por 1 -3 cm de largura, margens fortemente crenadas, aréolas grandes e  e nervura central bem espessa, relevada, geralmente mais clara, contrastando com o tom verde-claro geral da planta.
Os artículos apicais costumam ser mais arredondados, chegando ao número de dois a três, mantendo a característica margem profundamente recortada. Em situação ideal podem atingir 2 metros de comprimento, crescimento lateral pendendo à medida em que os artículos se tornam pesados.
Flores: Normalmente uma por aréola, presentes nos dois lados dos artículos. Diâmetro de 8-10mm, cinco tépalas petaloides, numerosos estames, predominantemente branca com tons creme.
Florescem em meados de abril e são muito procuradas por pequenas abelhas de várias espécies, com destaque para as Plebeias que apreciam muito o seu pólen.
Frutos brancos, globulares, 4-6mm, coroados pelo perianto murcho.
Ocorrem no Sudeste Brasileiro, confirmados nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Norte de São Paulo, em zonas de Mata Atlântica, do nível do mar até 1.200 m de altitude.

Cultivo: Exemplares cultivados em ambiente sombreado (60-80%), com substrato orgânico bem drenável (casca de pinus) e com regas constantes atingiram tamanhos maiores e apresentaram maior carga de flores e frutos.


Rhipsalis oblonga - margem bem recortada, Nervura central destacada
e aréolas pronunciadas. Cladódios apicais menores e arredondados.
Imagem: Eduardo Gardini - S. Paulo - Brasil - Abril/2017



Rhipsalis oblonga
Imagem: Eduardo Gardini
S. Paulo - Brasil - 04/2017
Rhipsalis oblonga
Imagem: Eduardo Gardini
S. Paulo - Brasil - 04/2017

























Rhipsalis oblonga - Flores
Imagem: Eduardo Gardini
S. Paulo - Brasil - Abril-2017



Rhipsalis oblonga
Imagem: Eduardo Gardini
S. Paulo - Brasil  -  Abril - 2017